Ford F 100 - Scale 1:24

Ford F 100 - Scale 1:24

17 | 11 | 2019
Ford F 100 - Scale 1:24

Olá amigos a recomeçar mais um modelo, desta vez será a Ford FD 100 Pickup da marca Revell na escala 1:24.

Este modelo será um pouco alterado, porque não consigo construir nenhum modelo de caixa sem ter um toque pessoal ou uma alteração profunda e neste modelo não será diferente e sendo assim que alterações terá?

Bem! Comecemos por abrir uma das portas e optei pela porta do condutor e porquê abrir uma porta?

Simples! Porque na minha opinião perdemos imenso tempo a detalhar um interior para depois ninguém conseguir o ver e esse tempo investido nesse detalhamento vai por "água abaixo" e assim já consigo ou conseguimos visualizar o interior, segundo ponto, este modelo irá servir para duas ocasiões, a primeira para rolar nas exposições como modelo simples e no próximo ano integrado num diorama.

Dito isto... é hora de começar a trabalhar.

As portas são sempre um elemento de reforço à estrutura do modelo e por essa razão é sempre bom perdermos algum tempo a estudar a estrutura do modelo, pois muda de modelo para modelo, neste modelo não tive grande preocupação, porque tem uma boa estrutura e a qualidade do plástico agradou-me bastante, daí segui logo para o corte usando para isso um bisturi como demonstra na imagem, tenham sempre em atenção que este é um processo que requer muita calma e paciência que no final será recompensado.

Porta aberta dei inicio do seu reforço e detalhamento, começemos pelas dobradiças que após um estudo prévio vi que não era dobradiça, mas um curvatura que sustentava a porta.

Até aqui tudo relativamente fácil, nada de muito complicado, um plástico muito bom de se trabalhar, do poucos modelos da Revell que não grandes complicações, diria melhor, nenhumas até aqui.

Ora aqui vamos...

Etapa da porta ultrapassada é vez de começarmos a corrigir pequenos problemas de moldagem e apenas encontrei este, que situa-se na traseira do tejadilho e com um pouco de massa putty facilmente se resolveu.

No processo de tapar este defeito usei a massa putty da Fire Scale Modeler Fine com camadas finas e deixei secar aproximadamente 20 minutos entre cada camada para que o abatimento seja nulo e assim ter a certeza que seca bem entre as camadas, pois facilmente com uma camada mais grossa corremos o risco de secar a última camada e as restantes não secarem e vale a pena este tempo de espera a massa é muito boa.

E por último dar uma lixadela com uma lixa grão 1000 molhada e molhada porquê? Porque além da durabilidade da lixa ser muito maior a perfeição e acabamento é muito superior.

Esta foi a lixa que usei FM033 da Fire Scale Modeler https://www.firescalemodeler.pt/lixa-grao-1000

E vocês estarão a perguntar o porquê de estar a usar fita de mascarar neste processo? A resposta é muito simples, estará a proteger os detalhes do friso da janela traseira, porque assim passo a lixa por cima da fita e não danifico os detalhes, contudo é de se evitar de passar a lixa por cima da fita, mas caso exista um descuido a fita irá proteger esse detalhe de ser danificado.

O chassi pronto, uma peça muito fácil de ser construída e de fácil encaixe, nem parece ser um Revell, adorei !

Mas como vos disse anteriormente, gosto de colocar um cunho pessoal nos meus modelos e desenhei o logotipo da Fire Scale Modeler e imprimi em 3D para colocar no local onde vem gravado a palavra "Foose" o que veio relevar ficar muito bem.

E assim chegamos ao final da montagem antes da pintura.

Estamos na fase eliminar todos os cromados e lavagem das peças.

Para retirar os cromados das peças utilizo apenas o Forze Spray, existe imensos produtos que fazem o mesmo efeito, como a lixivia, óleo de travões, mas este é o produto que gosto de trabalhar e com um resultado perfeito, tenham sempre cuidado no vapores que o forze emite, protejam-se com uma máscara.

A lavagem das peças porquê? Porque irá eliminar toda a gordura de materiais que possamos utilizar e principalmente da gordura das nossas mãos.

Nota: Usem estes passadores de chá para colocar as peças pequenas e não se perderem.

O processo seguinte é para mim dos processo mais delicados e que poderá deitar por terra tudo o que se fez até aqui, por isso caros amigos, tenham calma, pois têm todo o tempo do mundo.

Primário aplicado com camadas finas e deixei secar bem, usei o primário cinza da Fire Scale Modeler FSC013, um primário muito fino e de fácil manuseamento.

Aplicado o primário em todas as peças segue a etapa seguinte, aplicação da cor base, o preto, a cor base irá servir para a cor que iremos aplicar na carroçaria que terá de ser aplicada sobre o preto e também com cor base para o cromado.

Nesta foto a cor preta tem aplicado o verniz um dos elementos principais para uma boa aplicação da cor principal e do cromado, sem isto não funciona.

Cromado aplicado, antes da pintura normalmente separo as peças por cores aplicar.

A pintura principal demorou algum tempo a decidir, porque ao vermos este modelo construído vemos as cores comuns e queria fugir um pouco das cores comuns e como idealizava desenvolver um diorama e eis que surgiu esta cor camaleão da Fire Scale Modeler FSC118 https://www.firescalemodeler.pt/chameleon-red_blue

Pintura de todos os elementos terminada, segue-se a montagem final e detalhamento de motor e cabine.

Motor detalhado, vamos a velocidade cruzeiro para o chassi, onde foi pintado com a nova cor da FSM com a referência FSC131 https://www.firescalemodeler.pt/red-leather-design e foi usado os flockings com a ref. FM022 https://www.firescalemodeler.pt/wine-red

Interior finalizado, eis que chegamos ao final do modelo, espero que gostem

Elemento final a base...

A base foi desenhada por mim e gravada com máquina laser e usado resina epoxy cristal.

Resumindo este modelo, kit muito fácil de se trabalhar sem complicações, encaixes perfeitos e um plástico muito bom, adorei este modelo!!

E por fim caros amigos deixo-vos aqui todas as cores utilizadas da marca Fire Scale Modeler.

Amigos até ao próximo modelo que será em breve e obrigado por acompanhar o meu blog!

#dicasdeblog #WixBlog #firescalemodeler #firescalecolor #street #modeler #kit #ford100 #revell #modeler #scale #modelista #marcoteodoro

Side Widget Blog

Ao se registrar em nossa loja, você agilizará ainda mais o processo de checkout, poderá adicionar vários endereços de entrega, visualizar e acompanhar seus pedidos e muito mais. Você pode editar este texto em: Themes > Theme Options > Blog