Mercedes AMG Linkin Park 1:24

Mercedes AMG Linkin Park 1:24

olá a todos, desta vez o modelo escolhido foi o modelo da Tamiya o Mercedes AMG GT3, e será construído da versão Linkin Park.

O atrevimento da minha parte é muito, porque o cromado é das pinturas mais complicadas de se fazer, contudo irei usar o set de Cromado da Fire Scale Modeler com verniz especifico para pinturas cromadas. Vamos então ao passo a passo.

Sendo um kit tamiya tudo parece perfeito e assim se confirma no dry fit do kit, tudo parece encaixar na perfeição, após uma limpeza de um rebarba ali e ali, dei inicio a remover o cromado do kit que na minha opinião é muito artificial.

Na remoção do cromado uso um produto à imensos anos que é o Froza, uma espuma para limpeza de fornos domésticos, basta colocar as peças cromadas num recipiente e neste caso usei um copo Pet e pulverizar com o Froza e aguarde algumas horas (duas ou três é suficiente).

Com as peças limpas do seu cromado e as peças do kit são lavadas com detergente e água morna para remoção de qualquer gordura da moldagem ou mesmo das nossas mãos e deixar secar naturalmente.

Lavagem e secagem efectuada foi o processo da aplicação do primário de cor cinza da Fire Scale Modeler

Grey Primer ref: FSC013, um primário muito suave e fino de aplicação directa ao aerógrafo, primário com um enorme aderência em superfície plástica, metálica ou resina dos melhores que já usei (já usei quase todas as marcas)

O processo seguinte será a pintura do interior do modelo e a sua montagem, não detalhei muito porque nas minhas construções, todas as que irão ser fechadas e que o interior pouco se vê do exterior, por norma não detalho muito, sem sequer irei ao detalhe.

No interior utilizei os decalques Carbon da Tamiya e para o banco o tecido Adhesive cloth for seat (Black) - Model Factory Hiro

Com o interior concluído e pronto a montar foi tempo de montar e pintar o chassi, neste caso utilizei as tintas Fire Scale Modeler como a color BLACK FSC001,

Scania Pearl Beige FSC041 e

Aluminium FSC011 finalizado e selado com o verniz

Gloss Varnish 1K - VFC005.

E perguntam agora vocês pelas jantes… Pois, como eu sabia que iria ser um processo complicado simular a pintura original, foi tempo de mascarar tudo ao mais pormenor possível, sendo que este processo demorou mais de 4 horas a ser concluído nas 4 jantes.

No processo de mascara das jantes utilizei a fita de mascarar

Micron Masking Tape 0,7mm x 8m - Aizu e

Micron Masking Tape 1,5mm x 5m - Aizu.

Na pintura usei as tintas

BLACK FSC001 e Rosso Corsa FSC024 .

Bem amigos, até aqui foi a parte mais fácil.

Como referi um pouco acima, todas as pinturas metálicas e particular o cromado são processo um pouco mais complicados do que uma pintura normal, mas nada impossível e ao longo de 27 anos de modelismo e com mais de 400 modelos construídos experimentei muitos cores metálicas e esta sem dúvida é a que consegui o maior realismo e uma novidade, é até agora o único cromado com verniz próprio para selagem das partículas metálicas que normalmente escurecem com a humidade ou com a acidez da nossa pele quando ao toque.

Bem… Vamos lá a ver se vos consigo explicar todo o processo de pintura.

Começamos pela base com o primário Grey Primer FSC013 que aplicarei com duas camadas finas e deixarei secar alguns minutos 10 minutos foi o suficiente e de seguida foi lixada a carroçaria com uma lixa 2000 molhada ao de leve, nada de pressão para que o primário fique o mais liso possível para receber a cor seguinte.

Agora vamos para a fase mais importante neste processo todo, a cor preta e que foi aplicada a cor BLACK FSC001 da Fire Scale Modeler.

Esta cor é importante ficar o mais efeito espelho possível, pois é nesta fase que tudo pode falhar caso não fique totalmente espelho.

Após aplicação da cor Black foi aplicado duas camadas muito finas do verniz 2k da Fire Scale Modeler o Clear Gloss 2K VFC002 e deixei secar 24 horas ao natural dentro de uma caixa selada para evitar contaminação de poeiras ou outras coisas que são prejudiciais ao processo seguinte.

Ok, processo da base concluído, irei iniciar o processo da máscara para a cor vermelha, sendo comum eu preferir máscaras a decalques e neste caso foi a melhor opção.

Máscaras prontas é aplicada a cor Red Rosso Corsa FSC024 da Fire Scale Modeler e de seguida novamente a máscara para a aplicação do cromado.

Máscara pronta é hora da aplicação do cromado Chrome FSC050 a uma pressão de 2 bares a um distância de aproximadamente 15 a 20 cm e porquê? Porque na aplicação do cromado deve sair mais ar que chrome e deve aplicar até ter um efeito espelho, é normal aquando aplicação notar tipo uma poeira fina, mas não se preocupe isso será resolvido após a secagem de deve ser respeitada no prazo de 24 horas ou use uma iogurteira e aí o tempo reduz para cerca de 2 horas, após a secagem passe um pincel largo e macio para limpeza da poeira que referi acima de seguida a aplicação do verniz para o cromado que vêm juntamente com o set de Chrome Set SFC007 e deixar secar durante 24 horas ou na iogurteira 2 horas e o processo está completo, podem seguir para os decalques sem problemas.

E agora já estamos a chegar ao fim e por fim os decalques de fácil aplicação.

E por fim a montagem de todos os processos de construção e pintura, espero que gostem, pois deu-me um gozo brutal este modelo. até breve!

Assista ao video do processo de aplicação do cromado.

Um grande abraço! Marco Teodoro

NEWSLETTER